terça-feira, 23 de setembro de 2014

AutoCAD ou ArcGIS?


Durante os estudos da Agrimensura muitas dúvidas aparecem na cabeça dos futuros técnicos em relação aos softwares ArcGIS e AutoCAD, nomes muito comuns de se ouvir quando o assunto é produção de plantas e mapas. Este texto trata das diferenças e semelhanças básicas destes excelentes programas produzidos pela ESRI e pela AUTODESK.

Bom, apesar destes softwares serem mencionados e muito utilizados no desenvolvimento de plantas e mapas, estas não são suas únicas características, mas hoje focaremos nestas funções primordiais na vida do agrimensor e que contam muitos pontos quando o quesito é a qualidade.

AutoCAD



O AutoCAD é um software fabricado pela Autodesk, muito conhecido em diversas áreas de atuação por proporcionar simplicidade e leveza aos "desenhistas". Suas características principais são pautadas na organização através de camadas ou layers somada a praticidade dos atalhos ou comandos que podem ser personalizados a gosto do usuário, na utilização de suas ferramentas, geralmente uma ou duas letras do teclado seguida da tecla "espaço", exemplo: função cópia, representada de forma padrão pelas letras (CO) e confirmadas com ENTER ou ESPAÇO.

Para alguns esta característica não é exatamente uma facilidade, há quem não goste de memorizar tantos atalhos. Mas isso não é problema pois o layout do AutoCAD também é personalizável, oferecendo "botões" virtuais na tela do usuário para todas as principais funções.



O AutoCAD é muito utilizado nas plataformas 2D (desenhos simples em duas dimensões em linhas planas) e 3D (design de móveis planejados, peças de maquinários, projetos arquitetônicos e de Eng, Civil entre outros). O 2D é naturalmente o território do agrimensor quando o assunto é planimetria e também a altimetria, a pesar da altimetria entrar em território 3D quando se trata de modelagem de terreno. Dependendo da versão, o Cad só oferecerá as duas dimensões para você trabalhar, ou seja, o módulo 2D.




A partir da versão de 2009, o Autocad revolucionou suas características passando a oferecer suporte ao desenvolvimento de Sistemas de Informações Geográficas, os SIG's passando a ser conhecido como "Autocad Map 3D", funcionalidade até então de domínio do ArcGIS, outro software que conheceremos a seguir. Mas antes, farei uma breve descrição das funcionalidades que o AutoCAD oferece e que certamente o agrimensor necessitará aprender.

Lançamento de azimute, rumo e distância que podem ser configurados através do painel "Drawing Units" ou (unidade de desenho), comando padrão (UN). La você configura se vai lançar rumo ou azimute, casas decimais da distância, unidade de medida, se lançará graus, minutos e segundos e se o sentido será horário ou anti-horário.

Você precisará da função "Polyline" para começar a desenhar e o seu comando é representado pelas letras (PL) e caso queira estender ou cortar a polilinha, basta acionar o comando (EX) - "Extend" ou (TR) - "Trim". Caso queira lançar um círculo o comando é (C) - "Circle", ou um retângulo, (REC) - "Rectang". Lançamento de Ponto é representado pelo comando (PO) - "Point".


Quando você se depara com uma pessoa habituada a utilizar os comandos do Cad, é natural que o assemelhe a um pianista, devido a forma que este usuário utiliza o teclado do Computador.
A extensão mais conhecida do AutoCAD é a DWG, más oferece uma gama de outras possibilidades de exportação e importação de formatos, como o DXF e o DGN.

ArcGIS



O ArcGIS é fabricado pela ESRI, muito utilizado no Geoprocessamento e desenvolvimento de SIG's,  Sistemas de Informações Geográficas, mais até do que o AutoCAD, pois sua plataforma foi criada com este propósito, de unir banco de dados a representações geográficas, ou seja, adiciona e guarda grande quantidade de informações, também conhecidos como atributos, relacionados as camadas.  Uma linha que represente um córrego por exemplo, os atributos podem ser o nome do córrego, a largura, a extensão, a vazão, histórico de mudanças, o município e estado em que se localiza, enfim, informações que ficam a critério da necessidade do projeto e do usuário.









Com este programa você também trabalhará com camadas, entretanto a cada desenvolvido no ArcGIS, será necessário que se crie um novo banco de dados com layers específicas para cada tipo de dado, ou seja, extensões próprias para linhas, pontos e polígonos.  

Para se trabalhar com imagens de satélites, fotogramétricas e escaneamentos o ArcGIS é muito indicado, oferece uma infinidade de ferramentas para georreferenciamento, recorte, tratamento, alteração de bandas e até análise por amostragem, mas com uma pequena diferença com relação ao Spring neste quesito, o ArcGIS não oferece relatórios de máxima e mínima verossimilhança.

Como todo banco o ArcGIS oferece possibilidades de cruzamento de dados para obtenção de informações, relatórios e gráficos estatísticos bem ilustrados. Oferece ferramentas muito práticas para esta finalidade e também possibilita ao usuário que acesse módulos de linguagens de programação e insira códigos relacionados ao assunto.

Mas voltando as funções básicas para agrimensores, este programa também oferece suporte ao lançamento de coordenadas UTM ou Geográficas, lançamento de rumos, azimutes e distâncias que podem ser configuradas nas opções da barra de ferramentas "EDITOR".

No quesito ferramentas, as semelhanças com o AutoCAD é que; 1) também é possível criar atalhos para as ferramentas do ArcGIS através do menu "Customize", 2) o layout também é configurável a gosto do usuário com diversas barras de ferramentas, você pode encontra-las clicando com o botão direito do mouse no espaço destinado a elas e 3) possui plataformas 2D e 3D. 

Basicamente, bem basicamente mesmo, são estas as semelhanças e diferenças entre estas duas obras de arte da tecnologia. Lembrando que são softwares pagos, o que quer dizer que você precisará adquirir uma licença para utiliza-los, seja na versão trial ou completa. Aprender a utilizar um deles na verdade não o impede de aprender o outro, portanto quanto maior o conhecimento em ambos, maiores as suas chances de ter sucesso em seus projetos, bons estudos!

Espero ter auxiliado um pouco com as suas dúvidas, caso tenha gostado não deixe de comentar e compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário